Captura de Tela 2021-03-28 às 12.58.22.p

CORVINA

APT.LAB - 2021

As corvinas podem atingir dois metros de comprimento, têm o corpo alongado e comprimido, de tonalidade prateada a marrom, dorso mais escuro e ventre esbranquiçado, estrias escuras e oblíquas no dorso e flancos que se prolongam até a linha lateral sinuosa, pequenos barbilhões abaixo da mandíbula. Possuem o interior da boca em tons amarelo-alaranjado e com fiadas de dentes caninos conspícuos. Também são conhecidos pelos nomes de cascudo, corvina-crioula, corvina-de-linha, corvina-de-rede, corvina-marisqueira, corvineta, cupá, cururuca, guatucupa, marisqueira, murucaia, tacupapirema, ticopá e ticupá. Corvinas não dormem, alternam estados de vigília e repouso. Apesar de enxergarem em todas as direções, sua visão tem uma distância curta. Não ouve muito bem, e possuem o sangue corpóreo completamente frio.

CAMINHO

Corvina é o título dado ao processo que se iniciou em 2017 a partir da coleção de fragmentos acerca da organização social e de estruturas fisiológicas deste peixe. Em 2021, Talita Florêncio e Thiago Salas retomam o processo deste trabalho junto dos artistas Marcus Braga, Mariana Molinos, Nina Giovelli e Renan Gama. Os artistas se propõem organizar camadas em um processo de sedimentação de materiais. Ao imprimir gestos insistentes sobre uma superfície, buscam modelar topografias dobrando elementos que compõem essa paisagem. O trabalho é um relato videografado do aprofundamento desta pesquisa.

JUNTOS

Direção: Talita Florêncio e Thiago Salas

Pesquisa: Marcus Braga, Mariana Molinos, Nina Giovelli,
Renan Gama, Talita Florêncio e Thiago Salas.

Colaboração: Carolina Beneti e Ernesto Filho

Performance: Talita Florêncio

Som: Thiago Salas

Cor: Iago Matti

Plataforma de Pesquisa: APT.LAB

 

APT.LAB é uma plataforma de pesquisa e criação artística iniciada em 2016 pelos artistas Talita Florêncio e Thiago Salas. Os trabalhos desenvolvidos elaboram conteúdos e reflexões acerca da relação entre gesto e tecnologias atuais. 

 

Projeto contemplado no Proac Expresso Lei Aldir Blanc 37/2020. Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e Economia Criativa.