
DUPL•S
APT.LAB - [2016, -]
Duplos é um projeto de improvisação entre dança e música que promove encontros e performances entre artistas de diferentes percursos artísticos. Os artistas convidados são provocados a partir de suas linguagens específicas a compartilharem da criação de uma performance em tempo real. Sem ensaios prévios ou estruturas acordadas anteriormente, o projeto propõe trazer ao público questões em torno das noções de espetáculo, bem como criar através da natureza da indeterminação de um ambiente de improvisação, questionamentos sobre modos de relação, escuta e composição. Na tentativa de expor um ambiente de prática menos seguro, mais frágil, mais humano, em busca de contemplar os paradoxos e as contradições existentes nos modos de relação e comunicação humana. Trata-se aqui da poesia envolvida entre corpos que se moldam e são conduzidos sem a segurança e a garantia de que algo determinado aconteça, mas sim pela certeza de que a atenção no encontro provocará a emergência de diversas camadas de uma relação. Duplos propõe a construção de uma gramática provisória que se concretiza e desfaz entre-linguagens, desenvolvendo-se a partir dos estímulos e acordos estabelecidos durante uma presença intensificada.
HISTÓRICO
DUPL•S teve sua primeira edição na cidade de São Paulo|Brasil, em 2016 e já conta em sua trajetória com a realização de dez edições e a participação de quarenta e sete artistas parceiros e colaboradores. As edições em sua grande maioria, teve como apoio uma das instituições mais relevantes do país, o SescSP. Transitando por unidades como SesC Pompéia, Vila Mariana, Campinas, Pinheiros, Interlagos, Consolação, Santana, e Sorocaba.
Nessa trajetória, DUPL•S vem estabelecendo uma rede de afetos e de práticas artísticas na colaboração entre músicos e a dançarinos diversos, com distintas formações e trajetórias. Participaram ao longo deste processo os artistas: Beatriz Sano, Jorge Peña, Aline Bonamin, Tomas Rohrer, Patricia Bergantin, Paulo Hartmann, Eduardo Fukushima, Rogério Costa, Patrícia Árabe, André Damião, Érica Tessarolo, Felipe Merker, Nina Giovelli, Loop B, Cristian Duarte, Luiz Galvão, Key Sawao, Jussara Miller, Juliana Moraes, Alexandre Zamith, Pedro Macedo, Manu Falleiros, Ricardo Iazzetta, Flávio Lazzarin, Maurício Florez, Rodrigo Olivério, Isis Andreatta, Eduardo Contrera, Danielli Mendes, Dudude Hermann, Raul Rachou, Alex Dias, Clarice Lima, Flora Holderbaum, Rafaela Sahyoun, Henrique Iawo, Rogério Martins, Jorge Garcia, Leandro de Souza, Tom Monteiro, Mario Del Nunzio, Flávia Pinheiro, Hedra Rockembah, Maristela Estrela, Rayra Costa, Mariana Lemos e Migue Antar . Em 2017 foi apresentado na Casa da Luz a primeira versão do experimento intitulado Múltiplos. Em 2018 a Editora Leviatã realizou uma exposição dos materiais de registro das performances. Em 2018, o projeto realizou uma residência artística ao longo e de três meses no Sesc Santana, elaborando possíveis formatos de continuidade na pesquisa sobre improvisação entre linguagens.
FICHA
Idealização e Direção geral:
Talita Florêncio e Thiago Salas
Vídeo e Edição:
Iago Mati - Editora Leviatã
Plataforma de Pesquisa:
APT.LAB








































